Educação especial e o computador
Os projetos que tenho observado e que vem sendo desenvolvidos pelos alunos especiais que estão na internet chamam a atenção pelas diferenças individuais de cada um. Parece que conhecemos um pouco de cada indivíduo ao acessarmos seus sites, suas capacidades e limitações, sua forma de agir e interagir com o mundo, com o que está a sua volta. Isso mostra o quanto todos tem condições de serem desafiados e que necessitam disso para o seu crescimento.
Percebe-se que nas escolas faltam desafios há todos os alunos e não somente os especiais. Algo que os façam sentirem prazer de agir e buscar mais por sua aprendizagem talvez motivasse mais nossos alunos e os envolvessem mais em uma aprendizagem significativa. Algo a se pensar...
Percebemos exemplos claros de superação de suas dificuldades e limitações que mostram o quanto as pessoas especiais lutam por “estar entre nós”, como se isso fosse uma tábua de salvação para seus problemas, pois ainda há muito olhar piedoso e não aceitação em todos os lugares. A inclusão de pessoas portadoras de deficiência tem seus direitos garantidos por lei, mas até que ponto são realmente cumpridos? Muitos necessitam de uma atenção muito mais que especial, necessitam de apoio constante frente as suas limitações e aí percebemos o amparo da família, o amor materno na maioria das vezes expresso em fotos sorridentes em seus sites, mostrando que se não fosse esse apoio com certeza as dificuldades seriam ainda maiores. A estes guerreiros vão meus parabéns e a certeza de que só quem realmente é especial é merecedor desta luta e destes desafios que Deus nos manda.
Aos profissionais que atuam com alunos especiais cabe possibilitar novas experiências, remover barreiras, auxiliar a resolver problemas, ser um constante apoio para que as dificuldades não sejam tão desestimulantes e que impeçam o seu crescimento e uma participação mais ativa em sua comunidade. O uso do computador e as possibilidades dele vindas com as tecnologias assistivas para os deficientes podem permitir a troca de experiências, o auxílio mútuo através de sugestões e de opiniões, a aquisição de maior independência e abre com certeza novas possibilidades de vida a todos, seja através de um maior círculo de amizade até encontrar-se enquanto cidadão e no meio profissional.
Gostaria de sugerir que visitassem alguns endereços que valorizam a diversidade e respeitam a diferença, trabalham com a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, disponibilizam programas de acessibilidade e divulgam os direitos dos cidadãos especiais.
vozcomum.blogspot.com (ótimo)
www.inclusao.com.,br (somos todos iguais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário