Arquivo do blog
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
A PEDIDO DE MINHA SUPERVISORA MIRIAN SPIES FIZ ESTE TEXTO, MAS PENSEI EM COMPARTILHAR POIS POSSO RECEBER OUTRAS SUGESTÕES OU OPINIÕES A ESTE RESPEITO.
O ENSINO DE GEOGRAFIA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA HOJE EM DIA ESTÁ TORNANDO A ESCOLA UM LUGAR REPLETO DE POSSIBILIDADES DE TRABALHOS ENRIQUECEDORES A TODOS OS ALUNOS, POIS COMO SABEMOS OS PROFESSORES DEVEM BUSCAR NOVAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PARA PODER TRANSMITIR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA QUE TODOS POSSAM VIR A COMPREENDÊ-LOS.
ESSA ABORDAGEM TORNA A EDUCAÇÃO MAIS HUMANA PORQUE PERCEBE O ALUNO COMO SUJEITO DIFERENTE UM DO OUTRO, TENDO SUAS NECESSIDADES E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS.
A GEOGRAFIA, COMO TODAS AS OUTRAS DISCIPLINAS, TEM DE PENSAR NA PRÁTICA SUAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, SENDO QUE ESTE PROFESSOR PODERÁ AUXILIAR O ALUNO NA SOCIALIZAÇÃO NO MEIO EM QUE VIVEM.
ATIVIDADES QUE TRABALHEM A NOÇÃO DO ESPAÇO EM QUE O ALUNO VIVE, SEU BAIRRO, SUA CIDADE PODEM SER VISITADAS (PONTOS TURÍSTICOS E LUGARES QUE AS PESSOAS PRECISAM IR PARA BUSCAR SUA SOBREVIVÊNCIA (HOSPITAL, SUPERMERCADO, FARMÁCIA, BANCO) ONDE FICAM E COMO FAZER PARA CHEGAR LÁ, BUSCANDO CRIAR MAIOR INDEPENDÊNCIA FRENTE A SUA VIDA AUXILIANDO TAMBÉM A SUA FAMÍLIA NESTE PAPEL DE SOCIALIZAR O INDIVÍDUO AO MEIO EM QUE VIVE.
QUANDO O CONTEÚDO A SER ESTUDADO ESTIVER DISTANTE DE SUA REALIDADE, O PROFESSOR PODE FAZER USO DE TECNOLOGIAS COMO O USO DO COMPUTADOR PARA MOSTRAR O QUE PRECISA SER ENSINADO, ASSIM COMO FILMES, GRAVURAS, ETC. TORNANDO COM ESTES EXEMPLOS OS CONTEÚDOS DESTA DISCIPLINA MAIS FÁCIL DE SEREM ESTUDADOS.
COMO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, PERCEBO QUE NOSSOS ALUNOS INCLUSOS GOSTAM DESTA DISCIPLINA E TEM SE MOSTRADO INTERESSADO EM DESCOBRIR MAIS SOBRE ELA. ISSO SE DEVE AO FATO DO PROFESSOR ESTAR MAIS DISPONÍVEL A EXPLICAÇÕES E EXEMPLOS MAIS PRÁTICOS PARA QUE ESTA APRENDIZAGEM ACONTEÇA.
MARILEI COSTA CANANÉA
PROFESSORA SALA DE RECURSOS
TÉCNICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário